Por que a marca vale o dinheiro

Por que a marca vale o dinheiro

Quando você inicia uma empresa familiar com a ideia de vender no Etsy, não pensa em branding, pensa em manter seus custos baixos. Apesar do conselho de fazê-lo barato, escolhemos pagar por um profissional de branding, e é a melhor coisa que já fizemos.

Todos nós precisamos de branding
Todo mundo aprecia os benefícios da marca, mas quando você inicia um pequeno negócio familiar, com um pequeno saldo e um depósito de madeira para um QG, geralmente não é a primeira coisa em sua mente. Para nós, na verdade, estava muito abaixo da lista. Até depois do revés após o revés, senti que era algo que precisávamos fazer.

Minha esposa era designer gráfica, então ela conhece o trabalho que envolve os bons projetos de branding e, consequentemente, o motivo pelo qual eles têm um custo. Eu, por outro lado, era muito sem noção. Quando decidimos que era uma boa ideia começar a classificação da marca (cerca de um ano), começamos a procurar ideias. Eu devorei qualquer coisa no Google sobre branding para pequenas empresas e continuei chegando na mesma resposta.

Como ainda não tínhamos nenhum produto, precisávamos mantê-lo barato. Por enquanto, um serviço de desconto online era o caminho a seguir.
Neste ponto, minha esposa entrou em cena. Ela não apenas me ensinou sobre a ética questionável que alguns desses sites exibem para os designers, mas também me disse que sabia exatamente quem queria fazer o branding para seus negócios.

“Fico feliz em esperar, mas se você quiser fazer a marca agora, ela precisa ser feita corretamente e, para mim, só há uma pessoa em quem confio para fazer do jeito que quero”
Verdade seja dita, eu queria que a marca fosse feita. O estresse dos desafios e barreiras que enfrentamos nos nove meses anteriores estava começando a somar. A clareza do que estávamos tentando alcançar quando nos sentamos para escrever o Plano de Negócios estava desaparecendo, e pensei que, se tivéssemos o pacote de branding no lugar, as coisas poderiam parecer um pouco mais, legítimas.

Eu digo “nós” muito quando escrevo sobre os negócios da família, mas é da minha esposa, vamos esclarecer isso. É a sua paixão e dedicação que a levou de uma aspiração a algo que ambos somos apaixonados por construir, por isso, quando se tratou da questão da marca, ficou claro que a melhor aposta era fazê-lo à sua maneira.

Encontrando o designer certo
Quando se trata de gerar obras de arte que definem o seu negócio, é importante gastar o tempo pesquisando quem acaba encarregado de defini-lo. É importante passar o tempo falando com designers, tentando conhecê-los. Se eles não estão dispostos a fazê-lo, passe para o próximo. Você precisa ter uma idéia do que eles representam. Eles entendem o seu negócio? Isso os excita?

Isso parece óbvio, mas para pequenas empresas como a nossa é uma tarefa assustadora, especialmente se, ao contrário de nós, você não tem o benefício de ter um histórico de design e um amigo próximo que sabe que fará um ótimo trabalho.

Tivemos sorte, fomos capazes de pular um passo potencialmente difícil. Minha esposa sabia exatamente quem ela queria – um amigo íntimo da universidade que por acaso é extremamente talentoso e intelectualmente alinhado com tudo o que o nosso negócio representa.

Esta é a solução banhada a ouro e absolutamente o que seu designer deve ser. Não aceite menos.

Espere que o processo de design seja detalhado
Se você não passou por esse processo antes, é divertido. Fiquei realmente surpreso com a profundidade que os designers procuram para entender o que sua empresa está tentando alcançar. Enquanto escrevo isso, parece bobo, porque o que mais um especialista em branding faria? Mas eu sou um piloto, não um designer, então não tinha ideia do que esperar.

Por telefonemas, e-mails e questionários, minha esposa conseguiu transplantar sua percepção do negócio e as aspirações que tinha para a mente da pessoa que daria à luz visualmente. Sites on-line com certeza oferecem alguns desses serviços, mas acho que o lado emocional de fazê-lo por meio de um Designer tradicional será muito difícil de superar. Nada é melhor do que ser capaz de pegar o telefone para explicar algo que leva segundos para ser dito, mas é profundamente significativo para a direção da sua marca.

Esse processo não apenas dá ao seu Criador o que ele precisa para realizar seu trabalho adequadamente, como também mostra todas as pequenas ideias subconscientes sobre o seu negócio que você nunca soube que tinha. Ele descobre todas as coisas que você sentiu sobre o seu negócio, mas que você não sabia sobre o seu negócio. Desenterra-se o núcleo muito visceral do que você está tentando alcançar e por que você quer alcançá-lo.


Advertisement